segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Votação em Minas Gerais supera expectativas

O presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, acompanhou a apuração simbólica do primeiro boletim de urna das Eleições 2016, no Colégio Arnaldo, local de votação pertencente à 33ª Zona Eleitoral, de Belo horizonte.

“A votação superou as expectativas”, disse o desembargador, ao destacar a tranquilidade do domingo de 1º turno nos 853 municípios em Minas Gerais. O presidente do Tribunal de Justiça, Herbert Carneiro, acompanhou a apuração no Colégio Loyola junto com o presidente do TRE.

Pela primeira vez, os boletins continham um código de barra (QR Code), possibilitando o registro dos resultados nos celulares para posterior conferência com os dados totalizados.

Às 17h15’32’’, o município de Pequeri, pertencente à 42ª Zona Eleitoral, de Bicas, foi o primeiro do Estado a totalizar todos os votos. Por volta das 18h30, cerca de 78 municípios já estavam com os votos apurados e totalizados.

Nas Eleições 2016, cerca de 10% do eleitorado do Estado pôde votar com identificação biométrica, 15% do eleitorado de BH. 

Assim como em 2014 e em 2012, não houve votação manual em Minas Gerais. Dentre mais de 53 mil urnas eletrônicas, foram substituídas apenas 386 em todo o Estado, representando menos de 1%. Em Belo Horizonte, foram substituídas 96, em um total de mais de cinco mil urnas eletrônicas (cerca de 2%).

Com relação à segurança, a Polícia Militar informou que houve 275 ocorrências policiais - nem todas elas resultaram em prisão. Desse número, 80 eram candidatos a vereador, vice-prefeito e políticos em geral.

TRE MG no Twitter.
TRE MG no Facebook.

Comunicação / Tribunal Regional Eleitoral - MG