terça-feira, 6 de setembro de 2016

Candidatos devem verificar dados e fotos na internet até o dia 7

Os candidatos a prefeito e a vereador nas Eleições 2016 devem ficar atentos às informações publicadas no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas)

Eles só têm até a próxima quarta-feira (7), para verificar os dados, documentos e fotografias nos pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral. A determinação consta de edital publicado pelo TRE-MG em edição especial do Diário da Justiça Eletrônico do dia 26 de agosto.

Em virtude das alterações promovidas pela Lei nº 13.165/2015, que reduziu diversos prazos do Calendário Eleitoral, este ano não haverá a audiência pública para verificação desses dados, como ocorria até o último pleito. O próprio Calendário Eleitoral do TSE suprimiu o prazo para essa audiência.

Caso haja inconsistências ou divergências nas informações divulgadas, deverá o próprio candidato solicitar ao respectivo cartório eleitoral as eventuais correções e alterações. Os cartórios de todo o Estado estarão de plantão neste feriado da Independência, das 12h às 19h. Não havendo manifestação no prazo estabelecido, as informações constantes do sistema serão consideradas corretas e verdadeiras, inclusive a foto a ser disponibilizada na urna eletrônica.

Os partidos e candidatos já haviam sido orientados sobre essa verificação em reunião com os representantes dos diretórios dos partidos políticos em Belo Horizonte, ocorrida em julho.

TRE MG no Twitter.

TRE MG no Facebook.

Comunicação / Tribunal Regional Eleitoral - MG