quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Cenário eleitoral para 2020

O cenário eleitoral para vereador em 2020 promete ser muito mais apertado. Mais de 600 candidatos, votos válidos em queda, tecnologia aprontando todas para o Bem e para o Mal. Hoje o tempo favorece.

Construir conteúdo e reputação na internet leva tempo, quanto mais tempo passa mais difícil vai ficar

Construir conteúdo e reputação na internet leva tempo, quanto mais tempo passa mais difícil vai ficar.

E não tem mágica. Quem tem conteúdo vai construir reputação e os resultados serão exponenciais, quem não tem pode esquecer.

O uso do telefone celular se consolidou como o principal meio para acessar a internet no Brasil. Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), deixam claro que esse caminho não tem volta.


Já em 2016, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do microcomputador. Em 2014, o acesso à internet (80,4% dos domicílios) por meio do celular também foi predominante em relação ao uso do computador (76,6% dos domicílios).

Redes Sociais

Não há dúvida sobre a penetração das redes sociais em todas as camadas da população, mas falta a elas profundidade e muitas vezes credibilidade. Redes são o celeiro das "fake news" e portanto não devem ser o primeiro lugar para se construir reputação.

Primeiro porque nas redes o grau de atenção das pessoas é mais disperso e qualquer mentira colocada ali nem sempre vai passar pela apuração de quem lê. Muitas vezes os estragos são irreparáveis, basta que não haja nenhuma outra informação em contraponto e que corresponda à mais absoluta verdade. O único caminho para que qualquer informação falsa nas redes caia no descrédito.

Blog e site

Qualquer pessoa com mandato ou pretensão política, precisa mais do que nunca, manter uma linha de comunicação e informação permanente com seu público. As causas abraçadas precisam ser mantidas e o leque não pode ser muito amplo. Foco nos temas de interesse de seu grupo de suporte, embasado nos limites que as atribuições do cargo impõe e muito trabalho.

Um blog/site mantendo o público atualizado e com o máximo de trabalho de otimização para os mecanismos de busca e conteúdo verdadeiramente relevante são ferramentas poderosas para manter a sua imagem pública nas melhores posições.

O smartphone e as eleições

Muito embora o TSE tenha liberado algumas formas de contato através das redes sociais é preciso saber com quem você estará falando. Impulsionar um post no Facebook por exemplo está permitido, mas ao político ou a quem tenha pretensões políticas deve ocorrer a seguinte questão: - Quantos e em que quantidade estarão postando na rede?

Quem é esse internauta, o que ele faz, o que ele espera e quais são seus interesses?

O impulsionamento de posts (pago) em redes sociais vai entupir a linha do tempo e a chance de ser bloqueado é imensa, o santinho eletrônico vai ter a mesma taxa de rejeição que o de papel. O caminho continua sendo a construção de autoridade através de linhas diretas de comunicação, importa saber quem é esse possível eleitor e isso as redes sociais não fazem. É muita energia e dinheiro investido para uma baixa garantia de retorno.

Nós podemos fazer muito pela construção e divulgação da sua imagem.

Pedro Reis
FarolCom Inteligência (FCI)

Faça o primeiro contato:
34-9-9129-1547 - whatsapp
34-9-8842-4861 - telegram