domingo, 2 de outubro de 2016

Saiba como foi a manhã de eleições em Minas Gerais

A manhã de votação foi de bastante movimento nos principais locais de votação de Minas Gerais e nos postos de justificativa da Rodoviária de Belo Horizonte e do Aeroporto de Confins. 

Votação da cidade de Rio Preto/MG
Até o momento, 125 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o estado, por causa de problemas técnicos, sem maior impacto nas filas. 

Em nenhum local foi necessária a utilização de urnas de lona e votação manual. 

O Disque-Eleitor (148) já recebeu mais de 1.500 ligações, principalmente referente ao endereço do local de votação e, em segundo lugar, número do título para justificar.

Segundo a Polícia Militar, até as 11h foram registradas 76 prisões por crimes eleitorais, sendo 16 casos envolvendo candidatos a vereador. Um deles foi preso por compra de votos, no município de Ipiaçu. A maioria das ocorrências é devido a propaganda irregular (boca de urna). As denúncias de irregularidades e crimes eleitorais devem ser feitas diretamente para o 190, da Polícia Militar.

Às 8h, mesmo horário em que se iniciou a votação, foi instalada a Sessão Permanente da Corte Eleitoral. Os juízes membros da Corte estarão de plantão durante todo o dia, para tomar as medidas necessárias em casos urgentes, que envolvam, por exemplo, habeas corpus e mandado de segurança.

O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE, desembargador Edgard Penna Amorim, ressaltou que a expectativa da Justiça Eleitoral em Minas é a melhor possível. “Todas as providências foram adotadas para garantir a estrutura necessária e a segurança das Eleições 2016”, afirmou o magistrado.

Novidade

A previsão é que a votação seja encerrada às 17 horas, com a emissão do boletim de urna em cada seção eleitoral - boletim que, neste ano, traz a novidade do QR Code. A partir da leitura do código, por meio do aplicativo Boletim na Mão (disponível no site do TSE), o interessado terá como registrar em seu celular os números de votos recebidos em cada seção eleitoral, para comparar com os resultados que serão divulgados no site do TSE no início da semana.

TRE MG no Twitter.
TRE MG no Facebook.

Comunicação / Tribunal Regional Eleitoral - MG