sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Minas Gerais terá mais de cem pontos de transmissão remota dos resultados

Para as Eleições 2016, o TRE instalará 103 pontos de transmissão remota dos arquivos de resultados das urnas eletrônicas em mais de 40 municípios considerados de difícil acesso. Em 10 pontos, a transmissão será feita por satélite. O objetivo é facilitar a totalização dos votos, adiantando a divulgação dos resultados finais da eleição.

Além da transmissão via satélite, haverá também por acesso discado em linha telefônica (17 pontos), pela tecnologia JE Connect (47 pontos) ou por uma integração do JE Connect com a modalidade linha discada para situações de contingência (29 pontos).

A instalação dos pontos será feita nos locais de votação que, de acordo com avaliação das zonas eleitorais com critérios da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, apresentam alguma dificuldade de transmissão dos dados, como o tempo de deslocamento até a sede do cartório. Com os pontos de transmissão remota, o processo de totalização dos votos em Minas Gerais pode ser adiantado em algumas horas, pois a transmissão dos resultados eleitorais é feita diretamente dos locais de votação, não sendo mais necessário transportar a mídia com o resultado até os cartórios para posterior transmissão.

Para a implantação dos pontos de transmissão remota são necessários os mesmos procedimentos de segurança dos cartórios eleitorais, com a montagem de uma estrutura computacional parecida - que inclui, entre outros itens, telefone e notebook com sistemas de segurança da Justiça Eleitoral.

Em 2014, foram instalados 128pontos de transmissão remota em cerca de cem municípios de difícil acesso. Em 2012, também foram usados 128 pontos de transmissão remota dos resultados das urnas eletrônicas.

Confira a lista de locais em que serão instalados os pontos de transmissão remota.

TRE MG no Twitter.

TRE MG no Facebook.

Comunicação / Tribunal Regional Eleitoral - MG